Full Squad e AWS Activate

O programa Activate da Amazon Web Services (AWS), empresa de cloud computing que mais cresce no mundo, selecionou o recbits – plataforma de vídeo da Full Squad – como uma Startup Builders, programa de suporte a iniciativas com treinamento, laboratórios e créditos para consumo em sua plataforma.

“A escolha do recbits como Builders do AWS Activate veio no momento perfeito em que a Full Squad planeja migrar seu modelo de negócios de virtualizado para serverless”, declarou Jose Octavio de Castro Neves Jr, sócio-fundador da Full Squad e co-idealizador do recbits.

A arquitetura serverless é perfeita para statups que precisem manter o custo sob controle ao mesmo tempo em que pretendem oferecer ao mercado uma solução sempre disponível para qualquer demanda. Com o uso de funções lambdas do AWS, por exemplo, é possível ter uma solução amplamente disponível, escalável e ativada sob demanda.

“Não existe mais necessidade de manter servidores 24h no ar, com a expectativa de se atender uma determinada audiência que pode ser que demore a aparecer, principalmente quando falamos de uma startup em estágio inicial”, segue José Octavio acrescentando que quando o modelo de negócio engrenar, uma arquitetura serverless garantirá o atendimento de picos de alta da demanda com custo mais baixo, sem a preocupação se a capacidade dos servidores contratada inicialmente dará conta. “Deixamos isso na mão dos engenheiros do AWS”, brinca.

Serverless é o nome dado a uma aplicação que roda sob demanda, em uma camada administrada pelo AWS que gerencia as requisições. Por exemplo, quando um projeto no recbits é criado, as perguntas definidas e o público destinado a respondê-las começa a participar, as requisições são tratadas por um serviço chamado API Gateway. Esse serviço invoca uma função lambda específica para converter o vídeo gravado via WebRTC em mp4 para ser tocado nos navegadores comuns.

“O crédito ajuda muito a Full Squad a realizar essa transição para o mundo serverless, além de dar a chance de testar serviços poderosos como o Rekcognition para analisar as emoções dos vídeos como uma funcionalidade que não estaria em nosso roadmap nesse momento. Também é incrível a oportunidade de ter a nossa disposição diferentes tipos de treinamentos que nos permitirá não só capacitar nossa equipe, mas também realizar as certificações AWS e fortalecer a Full Squad como um parceiro AWS na APN (Amazon Partner Network).”, finaliza José Octavio que é certificado Solutions Architect e a caminho da certificação SysOps e faz questão de se manter próximo dos avanços de infra-estrutra e administração de sistemas desde 1995.

A equipe da Full Squad e recbits agradecem a oportunidade ao time da AWS Activate. Obrigado!

Essas são algumas das empresas que usam nossa tecnologia